terça-feira, 13 de novembro de 2007

Espaço Fórum

Abrimos um novo post no qual pretendemos que de uma forma clara e transparente possamos reflectir sobre o sindicato, as suas práticas e o futuro que ambicionamos.
Queremos que a participação que até agora temos registado se sistematize em opiniões, sugestões, propostas concretas e formas de actuar que dignifiquem as nossas posições enquanto sindicalistas e cidadãos.

Força Lista B

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos
Vou iniciar este forum com uma questão que,parecendo de guerrilha entre as duas listas,é,em minha opinião de princípios e de democracia interna do sindicato.
A lei,os estatutos e o regulamento eleitoral definem as condições em que o processo eleitoral deve decorrer,nomeadamente os meios disponível para cada uma das candidaturas,procurando assegurar a igualdade de oportunidades(direito connstitucional).
A lei determina que cada candidato possa dispor de dispensa do seu trabalho por seis dias.
Ora muito bem,o que assistimos recentemente na Câmara Municipal de Évora foi a delegados sindicais,no seu tempo de dispensa para trabalho sindical (dias em que o STAL paga despesas com refeiçõese e assegura os transportes),a distribuir documentos do STAL juntamente com documentos de uma das candidaturas,alista A.
O que isto significa é que a lista A, teve este tempo,e este apoio financeiro a somar aos seis dias por candidato e à verba destinada pelo STAL a cada uma das listas.
Considero indispensável denunciar isto junto da Direcção Nacional do sindicato.
Margarida

Rogério Duarte Silva disse...

A questão levantada pela Margarida é BASTANTE pertinente, sugerindo mais opiniões, o que nos permitiria perceber melhor os seus contornos. Lanço outra questão, que me parece importante reflectirmos sobre ela, afinal que sindicato queremos? De que forma actuar?

Paulo Esperança disse...

O desafio do Rogério Silva é muitíssimo interessante, e faz-me lembrar aquele comentário do Presidente Kennedy :“não perguntem o que o vosso país pode fazer por vocês, perguntem antes o que vocês podem fazer pelo vosso país”.
E embora já tendo passado mais de 40 anos, continua pertinente e actual. Transposto para os tempos que vivemos, é um apelo à participação cívica e ao envolvimento de todos na construção das organizações: não perguntem só o que o vosso sindicato pode fazer por vocês, perguntem também o que vocês podem fazer pelo vosso sindicato!
Exige naturalmente uma prática completamente diferente, em que o somatório das inteligências de cada um contribui para resultados mais justos e eficazes!
Parece-me um desafio entusiasmante e motivador!
Paulo Esperança

Anónimo disse...

Uma da coisas que podemos fazer pelo nosso sindicato, é colocar à frente dos seus destinos, um grupo de pessoas não só competentes, (porque eu não duvido da competência de quem lá está)mas desprovidas de habitos e vicios que o tempo instalou na sua desmotivação, por cansaço e rotina,e que independentemente da sua cor politica, se recusem a aceitar como perdida, a luta contra este (des)governo, e não enfraqueçam com o acenar de promessas pessoais feitas pelos suspeitos do costume.
É minha firme convicção, de que a lista B tem essas pessoas. Pessoas capazes de trazer uma nova esperança, uma nova lufada de ar fresco, e uma nova capacidade de mobilização, capaz de nos devolver o acreditar de novo, e um novo poder de luta.

Viva a Lista B
Viva a esperança renovada no futuro.