domingo, 18 de novembro de 2007

Programa Eleitoral (2ª Parte)

Dividimos o nosso Programa Eleitoral em três áreas de acção:

.Direcção

.Locais de Trabalho

.Intervenção na Luta Nacional

1. Direcção

. Trabalho empenhado e constante, assumindo o funcionamento democrático;

. Responsabilização colectiva dos seus eleitos pelas várias áreas de trabalho;

. Abertura e disponibilidade para o diálogo constante com os trabalhadores;

Grupos de Trabalho

. Criação e efectivo funcionamento de Grupos de Trabalho constituídos por sócios do STAL, que desenvolvam um trabalho de apoio e reflexão junto da Direcção Regional com o objectivo de alargar a participação activa do maior número de associados, aprofundando a análise das questões em debate e empenhando-se na resolução concreta dos problemas dos trabalhadores.

Informação

A informação permanente aos sócios (revestindo a forma de comunicados, boletins, espaço da internet, Jornal do Stal e contactos com a comunicação social) é um elemento essencial para o reforço da organização sindical, bem como para a promoção de um clima de confiança dos trabalhadores na actividade da sua organização sindical.

A Lista B compromete-se a desenvolver um trabalho activo, sério (e a sério!) nesta área, dando informação constante sobre a actividade sindical, sobre o resultado de reuniões com os executivos camarários (ou outros organismos de administração) e sobre tomadas de posição em defesa dos direitos concretos dos trabalhadores.

Reforço da Organização Sindical

- Sindicalização: intensificar campanhas com vista ao aumento do número de novas sindicalizações, através de contactos directos; promover a re-sindicalização de vários trabalhadores que ao longo dos últimos anos (e pelas mais variadas razões) se demitiram do Sindicato; manter o contacto com os trabalhadores aposentados.

- Acção Reivindicativa: reforçar a mobilização e a consciencialização dos trabalhadores com vista à sua participação activa nos movimentos e processos de luta.

- Formação: promover formação sindical destinada aos dirigentes, delegados e activistas sindicais.

- Rigor e Transparência na Gestão: implementar uma gestão rigorosa dos meios financeiros e patrimoniais do Sindicato; apresentar e publicitar as contas e o balanço da actividade sindical a todos os associados.

- Movimento Sindical Unitário: cooperar de forma articulada nas estruturas do MSU, que o STAL/Évora integra.

Serviços e Lazeres

- Celebração de acordos com outras entidades que possibilitem aos associados usufruir de benefícios na aquisição de bens e serviços.

- Organização de actividades culturais, desportivas e de lazer.

- Defesa do papel desempenhado pelos Serviços Sociais de trabalhadores existentes nos municípios.

Sem comentários: